ItapemirimItapemirim
Esqueci a senha

Perguntas Frequentes

Protocolos contra a Covid-19

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

A Itapemirim Transportes Aéreos adotou medidas rígidas contra o coronavírus, para garantir a saúde e a segurança de seus clientes e colaboradores, nos aeroportos e a bordo das aeronaves.

DURANTE O VOO:

Disponibilizamos álcool em gel em nossas viagens e intensificamos a limpeza das aeronaves. A cada novo voo, as aeronaves passam por um processo de limpeza minuciosa, com desinfetante profissional, aprovado pela Anvisa.

Tripulação: Toda a equipe de bordo usa máscara de proteção facial, luvas e outros equipamentos de proteção individual. Nossos tripulantes estão preparados para proceder de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos.

Aferição de temperatura dos tripulantes: Distribuímos para todas as nossas equipes termômetros digitais para aferir a temperatura de nossos tripulantes.

SERVIÇO DE BORDO, DURANTE A PANDEMIA:

De acordo com a resolução da ANVISA RDC 456/2020, que estabelece medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves em virtude da situação de Emergência em Saúde, decorrente do surto do novo coronavírus, está suspenso o serviço de bordo antes, durante e depois do pouso. Só será permitido a entrega de água sob demanda, em embalagem individual.

Conforme disposto no artigo 3, parágrafo 4º da RDC nº 456/20, alterada pela RDC nº 477/21, a retirada da máscara para alimentação do público em geral, no interior da aeronave, permanece proibida, exceto para as seguintes finalidades:

Hidratação;

Alimentação, para crianças com idade inferior a 12 anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS:

No cenário atual em que estamos vivendo, temos o compromisso de manter todos informados sobre as estratégias de prevenção que a Itapemirim Transportes Aéreos está adotando para proporcionar um ambiente seguro para todos os clientes.

Uso de máscaras durante o voo:
É obrigatório o uso de máscaras para proteção facial individual durante toda a viagem. As máscaras devem ser utilizadas corretamente, ou seja, ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, boca e queixo, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.


Desde que usadas de forma correta, as máscaras atuam como barreira física, ajudando a amenizar a disseminação do coronavírus no ambiente. Ressaltamos que o uso, armazenamento, limpeza ou descarte adequados das máscaras são essenciais para torná-las ainda mais eficazes.

Máscaras permitidas:
Cirúrgicas descartáveis;
Máscaras de alta eficiência (N95, PFF2), todas sem válvulas de expiração;
Máscaras de tecido (confeccionas com camada dupla). Seu uso deve ser limitado ao período máximo de 3 (três) horas. Portanto, é importante que você leve consigo máscaras extras, caso sua permanência em aeronaves ou demais áreas ultrapasse esse período.

• Máscaras proibidas:
Máscaras de acrílico ou de plástico,  máscaras com válvula de expiração; 
Lenço, de pano ou de qualquer outro material, que não sejam caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; 

Máscaras de crochê ou tricô; 

Protetor facial (face shiel), quando utilizado isoladamente; 

Máscaras de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002.

• Uso não obrigatório da máscara facial:

Crianças com idade inferior a 3 anos;

Pessoas que, em razão de problema respiratório, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência sensorial, transtorno psicossocial ou com quaisquer outras deficiências que os impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica. Em caso de dúvida, questione o Agente de Solo ou a Declaração Médica do Cliente e informe ao Comandante.

CHECK-IN ONLINE

Indicamos que os passageiros façam o check-in pelo nosso site para evitar filas e aglomeração.

EMBARQUE

Aguarde a chamada de seu grupo para se direcionar na fila, para evitar aglomerações. Mantenha uma distância segura dos demais clientes.

Com quanto tempo devo me apresentar para o check-in do voo?

Deverá comparecer com uma antecedência mínima de 1h30 (uma hora e meia) antes do voo . O nosso check-in encerra 40 minutos antes do embarque.

Os horários de embarque e desembarque são referentes a qual região?

Todos os horários, de ida e volta, são locais. O horário de embarque condiz com o horário local da cidade de origem. Da mesma forma, o horário de desembarque corresponde ao horário local da cidade de destino.

Como devo inserir o nome dos passageiros?

É necessário seguir a risca o nome que está no documento de identificação pessoal.

São considerados documentos de identificação de passageiros de nacionalidade brasileira em voos domésticos aqueles com foto que tiverem fé pública e validade em todo o território brasileiro.

Não utilize apelidos, abreviações ou, até mesmo, sobrenomes recebidos após o casamento e que ainda não estão registrados no documento pessoal.

Errei o nome do passageiro, como faço a correção?

Você poderá corrigir o nome em uma reserva apenas uma vez, e deverá fazê-lo ligando para a nossa Central de Vendas e Serviços.

Antes de ligar, considere que:

A correção poderá ser feita apenas se a passagem foi comprada através da ITA e se você ainda não iniciou sua viagem, ou pelo menos não a finalizou.

Para alterações de nomes legais e omissão de sobrenome ou nome, você deverá apresentar documentação como comprovação de seu nome.