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Atendimentos Especiais

 

Pessoa com Deficiência Auditiva:

• Você pode pedir auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da Itapemirim Transporte Aéreos, com até 48 horas de antecedência. Chegando no aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.

• Também é possível tirar dúvidas no Serviço de Atendimento: 0800 723 2121.

*Voos nacionais
  • Carteira de identificação com:
  • -Nome do cliente e do cão.
  • -Nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo.
  • -Número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor.
  • -Foto do cliente e do cão.
  • Plaqueta de identificação com:
  • -Nome do cliente e do cão.
  • -Nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo.
  • -Número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor.
  • Carteira de vacinação atualizada com:
  • -Comprovação da vacina múltipla**.
  • -Comprovação da vacina antirrábica**.
  • -Comprovação de tratamento anti-helmíntico**.
  • ** Feita por um médico veterinário credenciado.
  • *** Todos os documentos do (s) animal (is) devem ser originais.

 

Pessoa com Deficiência Visual:

  • • Você pode pedir auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da Itapemirim Transporte Aéreo, com até 48 horas de antecedência. Chegando no aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.
  • • Caso tenha um cão-guia, você pode viajar com ele*. Você será apresentado ao chefe de cabine assim que embarcar no avião e receberá assistência durante todo o voo, além das orientações de segurança.
  • • Nas aeronaves da Itapemirim Transportes Aéreo, existem folhetos de segurança em braile.

* O transporte do cão é gratuito para voos nacionais e internacionais. Veja os documentos obrigatórios para embarcar com seu cão:

Voos nacionais:

Carteira de vacinação atualizada com:

  • • Comprovação da vacina múltipla**.
  • • Comprovação da vacina antirrábica**.

** Feita por um médico veterinário credenciado.

 

Pessoa com Deficiência Intelectual ou Mental:

Você pode pedir o auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da Itapemirim, com até 48 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.

O cliente com deficiência intelectual pode viajar desacompanhado sempre que estiver em condições de entender e aplicar as medidas de segurança no voo.

Caso a pessoa não consiga seguir as instruções fornecidas por nossa equipe, por conta de deficiências que causem perda de memória ou orientação, recomendamos que ela viaje com um acompanhante. Para tanto, é preciso enviar o MEDIF à Itapemirim Transporte Aéreo até 48 horas antes da viagem.

•  A Itapemirim oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea – É importante lembrar que a pessoa que fará o acompanhamento precisa ser capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do cliente. Para mais informações, consulte o Atendimento Online da Itapemirim.

Documentação necessária:

  • • Todos os documentos abaixo devem ser enviados para a análise da Itapemirim Transportes Aéreos. Para enviar os documentos solicitados, entre em contato em nossa central de atendimento: 0800 723 2121.
  • • Atestado ou carta de um profissional de saúde mental (identificado pelo número do registro, tipo e estado de emissão da carteira), que conste o estado de saúde do viajante, comprovando que ele está sob seus cuidados.
  • • O estado de saúde do passageiro deve estar reconhecido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Você pode pedir auxílio no momento da compra da passagem através da Central de Vendas da Itapemirim.

Pessoas com Deficiência Física ou Motora Permanente:

Você pode solicitar auxílio no momento da compra da passagem na central de vendas da Itapemirim, com até 48 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.

  • • Se necessário a Itapemirim oferece cadeira de rodas.
  • • Você também pode despachar, sem custo adicional, uma cadeira de rodas ou um par de muletas.

Sugerimos o preenchimento e o envio do FREMEC para análise da equipe médica da Itapemirim. Após a aprovação do formulário, é emitido um cartão (com prazo de validade pré-determinado) para você usar em suas próximas viagens.

Caso haja necessidade, a Itapemirim oferece condições diferenciadas para acompanhantes de passageiros com necessidade de assistência especial. Para saber mais informações entre em contato: 0800 723 2121.

FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) – é um documento para facilitar a vida dos passageiros que precisam de assistência especial. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico em todas as viagens, basta usar um documento pessoal no momento do embarque.

Podem se eleger para cadastro no FREMEC, passageiros cuja condição médica seja de caráter permanente e estável

Importante: Os passageiros titulares do FREMEC devem informar a Itapemirim imediatamente sempre que a condição médica sofrer alteração

Atenção: o cadastro é permitido apenas para pessoas em condições crônicas e estáveis. Ressaltamos também que o FREMEC não é emitido para menores de 2 (dois) anos de idade.

Preenchimento e entrega do FREMEC:

  1. Clique aqui e baixe o formulário.
  2. Para que a equipe médica da Itapemirim analise todas as informações com o fim de garantir a segurança do passageiro, além do preenchimento do formulário de solicitação inicial FREMEC, também é necessário o envio de um exame audiométrico e laudo médico oftalmológico para passageiros com deficiência auditiva e visual, respectivamente. Nos demais casos, a apresentação de laudo não é exigida, sendo necessário o preenchimento do FREMEC.
  3. O médico que emitir o laudo oftalmológico também deve preencher o formulário FREMEC. Ambos os documentos devem ter a mesma data de emissão, o diagnóstico da doença, código CID, estado clínico e possíveis comorbidades.
  4. Entre em contato em nossa central de vendas, para mais informações de como enviar os formulários solicitados e laudo.

Retorno sobre a solicitação:

Em até 72 horas sua solicitação será analisada pela equipe médica da Itapemirim, que dará um retorno sobre sua solicitação.

Em caso de aprovação, você receberá por e-mail um documento com seu número FREMEC e poderá utilizá-lo para reservar sua passagem.

No momento do embarque, basta apresentar seu documento com foto. Não é necessário apresentar atestado médico ou autorização.

• Em caso de dúvidas, entre em contato na central de vendas: 0800 723 2121.

FREMEC Solicitação de reserva para acompanhante:

Para solicitar a reserva de acompanhante, o Formulário de Viagem FREMEC deverá ser preenchido a cada viagem. Clique aqui para baixar o documento.

Pessoa com Mobilidade Reduzida Temporária:

Se você está com a capacidade de locomoção reduzida temporariamente por motivos médicos (imobilização, cirurgias, entre outros) e precisa de assistência, solicite auxílio no momento da compra da passagem em nossa central de vendas: 0800 723 2121, com até 48 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.

É necessário o envio do MEDIF para a Itapemirim Transportes Aéreos com até 48 horas antes da viagem.

• Oferecemos cadeira de rodas caso você necessite.

• Você também pode despachar, sem custo adicional, uma cadeira de rodas ou um par de muletas

Atestado Médico (MEDIF):

• Se você ou alguém com quem vai viajar precisar de atendimento especial por alguma deficiência, problema de saúde ou precisar voar com acompanhante, fique atendo ao que fazer.

•O cliente Itapemirim precisa encaminhar ao seu médico pessoal o formulário de informação médica (MEDIF) para que ele possa preencher e assinar. Será esse documento que comprovará a condição especial da pessoa.

• Para que a equipe médica da Itapemirim analise todas as informações com o fim de garantir a segurança do passageiro, além do preenchimento do MEDIF, também é necessário o envio de um exame audiométrico e laudo médico oftalmológico para passageiros com deficiência auditiva e visual, respectivamente. Nos demais casos, a apresentação de laudo não é exigida, sendo necessário o preenchimento do MEDIF.

• O envio do formulário MEDIF para a Itapemirim deve ser realizado a partir de 15 dias que antecedem o voo ou em até 72 horas antes do voo.

Esse formulário deve ser preenchido quando o cliente:

  • • Sofrer alguma doença que a Itapemirim acredita ser contagiosa;
  • • Possa desenvolver qualquer comportamento ou condição física incomum, que possa gerar efeito adverso ao bem-estar e conforto de outros passageiros ou da tripulação;
  • • Possa ser considerado um risco em potencial à segurança do voo ou à sua (exemplos: desvio de rota e pouso extra);
  • • Precise de atenção médica ou equipamentos especiais para manter sua saúde durante o voo (oxigênio ou maca);
  • • Possa ter sua condição médica agravada durante ou por causa do voo;
  • • Necessite de acompanhamento médico ou de tratamento médico a bordo.
  • • Apresentar quadro de doenças neurodegenerativas (exemplo: perda de memória ou orientação).
  •  

 O transporte aéreo de passageiros nas situações citadas está sujeito a autorização prévia do departamento médico da Itapemirim, com base nas informações referentes às suas condições físicas e mentais fornecidas pelo próprio cliente (via MEDIF) ou por meio de seu médico.

Se não atendidas às exigências da Itapemirim, os clientes que necessitam de autorização médica podem não ser autorizados a viajar para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais passageiros. Nesse caso, os passageiros sem permissão de embarcar podem solicitar o reembolso do bilhete, a equipe da Itapemirim irá analisar o pedido de reembolso.

Caso haja a necessidade de um acompanhante a Itapemirim oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea. Para mais informações entre em contato em nossa central de vendas: 0800 723 2121.

Clientes com cirurgias recentes no pulmão, coração, cérebro, cirurgias estéticas e outras cirurgias graves, só poderão embarcar mediante o envio da MEDIF. Independente da liberação do médico que realizou a cirurgia, médicos Itapemirim especializados em medicina aeroespacial irão avaliar a possibilidade de embarque em cabine pressurizada.

Passageiros que utilizam marca-passo não podem ser submetidos à inspeção por detector de metais, ou seja, não passam pelo raio X no momento do embarque. É utilizado um procedimento alternativo que não interfira no funcionamento do dispositivo. Para isso, no momento do check-in, é necessário que o passageiro apresente um laudo médico informando que possui marca-passo.

**Deve-se informar como preencher o MEDIF e enviar para a Itapemirim.

Pessoa com Obesidade:

Caso precise de mais conforto, solicite assento adicional, em nossos canais de vendas: 0800 723 2121.

  • • Esses assentos são cobrados conforme a tarifa disponível no momento da reserva.
  • • Não é cobrada taxa de embarque do assento adicional.
  • • Se necessária extensão de cinto de segurança, basta solicitar a bordo.

Caso haja necessidade, a Itapemirim oferece condições diferenciadas para acompanhantes de passageiros com necessidade de assistência especial. Para saber mais informações entre em contato: 0800 723 2121.

 

Pessoa com Problemas de Saúde:

Em caso de doenças agudas (cardiorrespiratórias, AVC, neurodegenerativas, entre outras), infectocontagiosas ou genética, cirurgias, lesões provocadas por acidentes ou condições crônicas, é preciso obter uma autorização prévia da equipe médica da Itapemirim para viajar. Por isso, contate o nosso atendimento para saber quais documentos e formulários devem ser providenciados antes do embarque.

Reforçamos ainda que todo passageiro com lesões visíveis para leigos deve apresentar um atestado médico informando a ausência de risco para contágio, um procedimento que visa garantir a segurança e saúde dos viajantes a bordo prevenindo a disseminação de doenças.

Caso haja necessidade, a Itapemirim oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea. O acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. Esse desconto será aplicado após o preenchimento e aprovação dos formulários solicitados. Para mais informações entre em conato em nossa central de vendas: 0800 723 2121.

Caso a sua condição de saúde seja crônica e você seja um cliente frequente em nossos voos, sugerimos o preenchimento e envio do FREMEC para análise da equipe médica da Itapemirim. Após a aprovação do formulário, é emitido um cartão (com prazo de validade pré-determinado) para você usar em suas viagens.

 

Cirurgias Recentes:

Se você fez uma cirurgia a menos de 30 dias da data do embarque, precisa nos enviar o MEDIF (até 48 horas antes do voo, veja acima) para análise da equipe médica da Itapemirim.

Doenças Neurodegenerativas:

A Itapemirim Transportes Aéreos se preocupa com o seu bem-estar e para lhe proporcionar uma viagem tranquila, passageiros com doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras), que provocam perda de memória ou desorientação, devem nos enviar o MEDIF 48 horas antes da viagem (viajando desacompanhado ou acompanhado).

  • • Caso seja necessário, a Itapemirim oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem. É importante lembrar que o (a) acompanhante precisa ser capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do passageiro. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de vendas 0800 723 2121.

Gestantes:

Gestantes tem direito ao atendimento preferencial. Por isso se você estiver nessas condições, solicite o serviço no balcão da ITA.

Para garantir o bem-estar da mãe e do bebê durante a viagem é necessário a apresentação dos seguintes documentos:

Atestado Médico:

Quando requerido, o atestado médico deve ser emitido por um médico responsável pela gestante e apresentado no balcão da ITA. Os atestados são válidos no mundo inteiro, quando emitido por médico, contendo seguintes dados:

  • • Nome do médico;
  • • Registro do conselho profissional de medicina ou de especialista (com assinatura e carimbo);
  • • Quantidade de semanas/meses de gestação;
  • • Endereço do consultório ou hospital;
  • • Telefones para contato.
  •  
Validade:

Nos casos de até 35 semanas de gestação, os atestados têm validade por um período de 30 (trinta) dias.

A partir da 37ª semana de gestação devido às modificações do organismo da mãe e risco de complicações o atestado terá validade de (15) quinze dias.

O atestado médico deve ser emitido até uma semana antes do embarque, pelo médico assistente da gestante.

MEDIF – (Medical Information Form):

O formulário, deve ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico da gestante em 2 vias.

Gestação única sem intercorrências médicas (complicações médicas):

SEMANAS

DOCUMENTAÇÃO

Até 27ª SEMANA COMPLETA

Não será exigido termo de responsabilidade, atestado/ relatório médico e nem MEDIF.

28ª A 35ª SEMANAS COMPLETAS

Apresentar o Atestado Médico autorizando a viagem aérea, emitido até 10 dias antes do primeiro embarque. Neste atestado, deve conter parecer do médico com a idade gestacional, data provável do parto e declarando que a gestante está apta ao voo.

NÃO é necessário MEDIF.

28ª A 35ª SEMANAS COMPLETAS

Apresentar o Atestado Médico autorizando a viagem aérea, emitido até 10 dias antes do primeiro embarque. Neste atestado, deve conter parecer do médico com a idade gestacional, data provável do parto e declarando que a gestante está apta ao voo.

NÃO é necessário MEDIF.

36ª A 37ª SEMANAS COMPLETAS

Apresentar o Atestado Médico com a idade gestacional, data provável do parto e declarando que a gestante está apta ao voo.

Necessário: Termo de Responsabilidade – Gestante preenchido, assinado pelo médico e pela gestante e a análise de MEDIF.

 A PARTIR DA 38ª SEMANA

Permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade.

Necessário: Análise de MEDIF, Declaração de Responsabilidade – Gestante preenchida. Atenção: Gestantes só poderão viajar acompanhadas de seu médico obstetra responsável.

 Importante: Se a gestação única independentemente da idade gestacional, está sujeita a complicações médicas, a gestante deve apresentar o MEDIF para análise antes do voo.

Gestação Múltipla sem intercorrências médicas (complicações médicas):

SEMANAS

DOCUMENTAÇÃO

Até 25ª SEMANA COMPLETA

Não será exigido termo de responsabilidade, atestado/ relatório médico e nem MEDIF.

26ª A 31ª SEMANAS COMPLETAS

Apresentar o Atestado Médico autorizando a viagem aérea, emitido até 10 dias antes do primeiro embarque. Neste atestado, deve conter parecer do médico com a idade gestacional, data provável do parto e declarando que a gestante está apta ao voo.

NÃO é necessário MEDIF.

32ª A 37ª SEMANAS COMPLETAS

Apresentar o Atestado Médico com a idade gestacional, data provável do parto e declarando que a gestante está apta ao voo.

Necessário: Termo de Responsabilidade – Gestante preenchido, assinado pelo médico e pela gestante e a análise de MEDIF.

 A PARTIR DA 38ª SEMANA

Permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade.

Necessário: Análise de MEDIF, Declaração de Responsabilidade – Gestante preenchida. Atenção: Gestantes só poderão viajar acompanhadas de seu médico obstetra responsável.

Importante: Se a gestação múltipla independentemente da idade gestacional, está sujeita a complicações médicas, a gestante deve apresentar o MEDIF para análise antes do voo.

Pessoa com mais de 60 anos:

Clientes idosos têm direito a atendimento preferencial.

Você pode pedir o auxílio no momento da compra da passagem em nossa central de vendas: 0800 723 2121, com até 72 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se a um de nossos colaboradores.

Caso o idoso tenha algum problema de saúde e/ou corra riscos durante a viagem, procure um médico antes do voo. Caso necessário, ele deverá preencher o MEDIF e enviá-lo à Itapemirim em até 72 horas antes do voo, para a avaliação da equipe médica.

Caso haja necessidade, a Itapemirim oferece condições diferenciadas para acompanhantes de passageiros com necessidades de assistência especial.

Serviços Especiais

Embarque de Menores:

Menores Acompanhados: O embarque de crianças, assim compreendidas as pessoas de 0 a 15 anos e 11 meses e 29 dias de idade, em voos domésticos, acompanhados de pai, mãe ou responsável é permitido mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

Documentação:
  • Documento de identidade com foto, que comprove a filiação ou parentesco do menor com acompanhante. O nome do responsável deve ser idêntico no documento pessoal e no do menor;
  • Crianças com até 12 anos incompletos podem apresentar certidão de nascimento;  
  • Para recém-nascido de até 7 dias, é necessário apresentar atestado médico que comprove a condição de saúde da mãe e do bebê para viajar.
  •  

O embarque de menores: É assim compreendidas as pessoas de 16 anos a 17 anos e 11 meses e 29 dias de idade, em voos domésticos, acompanhados de pai, mãe ou responsável é permitido mediante apresentação dos seguintes documentos:

Documentação:
  • • Documento de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos Estados da Federação ou Distrito Federal (original ou cópia autenticada); ou
  • • Passaporte original, desde que conste a filiação;
  • • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.
  •  

Quando o acompanhante não for parente de até 3° grau (comprovado através de documento oficial), deverá, o menor, apresentar um dos documentos de identidade, seguindo as exigências estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude do local de embarque, além de autorização do pai, mãe ou responsável legal (munido de documento comprobatório), com firma reconhecida em cartório. Conforme legislação 13.726, de 08 de outubro de 2018, fica dispensado o reconhecimento de firma nas autorizações, quando houver a presença dos pais no momento do embarque, com a devida checagem de seus documentos e comparativo com referida Autorização, nos termos do previsto no inciso VI, do art. 3º. da referida lei.

Menores Desacompanhados: Considera-se menor desacompanhado toda criança que estiver viajando desacompanhada de uma pessoa maior de 18 anos de idade.

Crianças de 0 a 4 anos e 11 meses não podem viajar desacompanhadas, sendo necessário a presença de um dos pais ou responsável legal.

Crianças entre 5 e 16 anos incompletos podem viajar desacompanhadas em voos domésticos, mediante autorização judicial requerida por um dos pais ou responsável legal, desde que munido de documento comprobatório, observadas as demais exigências estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude do local de embarque.

Adolescentes de 16 a 17 anos e 11 meses podem viajar dentro do território nacional desacompanhados.

 

Assento Extra:

Clientes em busca de mais conforto e privacidade podem adquirir um assento adicional nos voos da Itapemirim. O serviço é especialmente importante para pessoas com obesidade ou passageiros que precisam transportar instrumentos musicais na cabine, como violoncelo.

  • Esses assentos são cobrados conforme a tarifa disponível no momento da reserva.
  • Não é cobrada taxa de embarque do assento adicional.
  • Para adquirir o seu assento extra, ligue para 0800 723 2121.
  • Não é possível fazer a reserva no site da Itapemirim.
  • A compra do assento não dá direito a bagagens adicionais.
 
Bagagem:
Bagagem de mão:

Não precisa ser despachada, ela é levada na cabine. Por passageiro a bagagem de mão precisa estar dentro das dimensões 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) totalizando no máximo, 115 centímetros com peso de até 10 kg.

Artigo pessoal:

Os objetos considerados artigos pessoais pode ser uma bolsa, uma maleta para laptop ou uma bolsa para bebê.

Bagagem Despachada:

A bagagem despachada é a que no momento do check-in é levada para o porão da aeronave. O peso permitido para esta bagagem é de 23 kg, se o peso da bagagem ultrapassar este limite, serão cobradas taxas extras.

Crianças com menos de 2 (dois) anos de idade não têm direito à franquia de bagagem, salvo se adquirentes de assento próprio.

A franquia de bagagem não poderá ser utilizada para o transporte de animais vivos, estando referido transporte sujeito às políticas tarifárias próprias.

Carrinho e Cadeirinha de bebe:

Caso você precise viajar carregando carrinho de bebê completamente dobrável, uma cesta ou cadeirinha a Itapemirim realiza este serviço de maneira gratuita, desde que a criança tenha entre 0 e 2 anos incompletos, de acordo com a disponibilidade de espaço.

Se os objetos não cumprirem as regras estabelecidas, será necessário transportar como bagagem despachada. Para mais informações, consulte nossa central de vendas: 0800 723 2121.

Objetos cortantes:

Por motivos de segurança objetos cortantes ou pontiagudos, como pinças, navalhas, tesouras, cortadores de unha, facas, canivetes, estiletes e abridores de garrafa, não podem ser transportados na bagagem de mão, devem ser transportados na bagagem despachada.

Medicamentos e equipamentos médicos:

Alguns equipamentos médicos têm o embarque autorizado como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores. Já equipamentos de uso imprescindível, como marca passos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

No caso de agulhas e seringas a bordo, o transporte é autorizado desde que o cliente tenha os medicamentos com etiquetas profissionalmente impressas que identifiquem o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica, além de receita médica.

Medicamentos podem ir na bagagem de mão, também acompanhados de receita médica. Alguns medicamentos, precisam de transporte adequado. Por isso, entre em contato com o laboratório fabricante para mais informações sobre o acondicionamento adequado durante a viagem.

Mas, atenção: A Itapemirim aceita até 2,5kg de gelo seco para conservar medicamentos como bagagem de mão e despachada.

Cadeira de Rodas:

Você pode despachar, sem custo adicional, uma cadeira de rodas de bateria seca ou outro equipamento que auxilie na locomoção, como um par de muletas.

Caso necessário a Itapemirim oferece cadeira de rodas, sem custo adicional.

Transporte de líquidos:

O transporte de líquidos com teor alcoólico é limitado por quantidade, pelas autoridades competentes:

  • • Bebidas com teor alcoólico até 24%
    A quantidade permitida é de até 1 litro em embalagem lacrada;
  • • Bebidas com teor alcoólico entre 24% e 70%
    O limite por passageiro é de até 5 litros, dividido em embalagens de até1 litro e com a embalagem lacrada de fábrica;
  • • Bebidas com teor alcoólico acima de 70%
    O transporte de bebidas com teor alcoólico maior que 70% é proibido.
 
Bagagem especial:

Alguns equipamentos esportivos e instrumentos musicais, podem ser transportados como bagagem especial, os mesmos precisam estar devidamente embalados.

Se os equipamentos ou instrumentos, ultrapassarem o peso de 23kg e não excederem o limite máximo permitido de 45 kg, serão cobradas taxas de serviço;

Para mais informações, entre em contato em nossa central de vendas: 0800 723 2121

Armas de Fogo:

Todos os passageiros portando ou despachando armas, devem seguir as seguintes etapas:

  • • Devem acessar o site da Policia Federal, e realizar a solicitação de embarque ou despacho, preenchendo as guias GEPAR (guia de embarque do passageiro armado) ou GDAF (guia de despacho de arma de fogo);
  • • Comparecer no dia do voo, em uma unidade da Policia Federal ou no endereço indicado, para apresentar a documentação necessária e obter a autorização eletrônica emitida por esta autoridade de segurança pública;
  • • Após obter a autorização, é necessário direcionar-se ao balcão da Itapemirim, para finalizar o check-in ou finalizar o despacho da arma, com no mínimo 02 (duas) horas de antecedência.

A Itapemirim, pode recusar realizar o transporte de qualquer bagagem ou carga que possa colocar em risco a segurança dos passageiros e tripulação durante o voo, ou objetos que ultrapassem o limite estabelecido para o transporte, como bagagem despachada. Para mais informações, entre em contato em nossa central de vendas: 0800 723 2121.

Excesso de bagagem:

Se o peso da bagagem despachada ultrapassar o limite de 23kg, será cobrado a taxa de excesso de bagagem. O valor referente a compra de bagagem adicional, não é reembolsável após o voo.

Para mais informações entrar em contato em nossa central de vendas: 0800 723 2121